
Bio
O Acadêmico
Exegese, Filosofia e o Além-do-Homem em Caeiro
Doutor em Letras pela UNIOESTE, André Boniatti é reconhecido pela profundidade de suas investigações sobre modernidade, pós-modernidade e pós-colonialismo e por sua constante intesecção entre filosofia e poesia. Sua trajetória acadêmica é pautada por descobertas que preencheram lacunas históricas na crítica literária.
-
A Revelação do Übermensch em Alberto Caeiro: Em sua dissertação, Boniatti resolveu o dilema proposto pelo filósofo Eduardo Lourenço em 1987, identificando definitivamente a figura de Alberto Caeiro como o Übermensch (Além-do-Homem) de Nietzsche. Este trabalho seminal rendeu ensaios publicados ao lado das maiores autoridades do mundo luso-brasileiro em volumes de prestígio, como Nietzsche e Pessoa: Ensaios, da editora Tinta-da-China.
-
Autoridade em Ferreira Gullar: É o primeiro pesquisador brasileiro a realizar uma tese de doutorado abrangendo a obra completa de Ferreira Gullar após seu falecimento, analisando desde o Neoconcretismo até sua dimensão política e filosófica e distinguindo 3 fases que se complementam em sua carreira.
-
Voz Pós-Colonial: Sua pesquisa sobre José Craveirinha, publicada na Revista Abril (UFF), investigou a imposição cultural em Moçambique, atraindo o reconhecimento da própria família do poeta moçambicano. No LinkedIn, Boniatti atua como um disseminador de pensamento crítico e educação em tempo integral. Além de se dedicar ao magistério desde 2009.


























































